23°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Vacina brasileira contra Covid entra na fase final e pode estar disponível até 2027

Resultados divulgados nesta semana mostram que o imunizante é seguro

Por: Redação Fonte: Notícia Paraíba
12/10/2025 às 06h11
Vacina brasileira contra Covid entra na fase final e pode estar disponível até 2027

A vacina SpiN-TEC, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deu mais um passo importante rumo à produção em larga escala. Resultados divulgados nesta semana mostram que o imunizante é seguro, tem boa resposta imunológica e apresentou menos reações adversas do que a vacina da Pfizer.

O estudo, publicado em uma revista científica internacional, foi feito em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e contou com investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto recebeu cerca de R$ 140 milhões em recursos públicos.

Nos primeiros testes, 36 voluntários receberam a vacina, e nenhum apresentou efeitos graves. A segunda fase, com 320 participantes, confirmou os resultados positivos. Agora, os pesquisadores aguardam a autorização da Anvisa para iniciar a fase final, que deve envolver mais de 5 mil pessoas em diferentes estados.

Segundo os cientistas, a vacina adota uma tecnologia que estimula o corpo a eliminar células infectadas pelo vírus, o que ajuda a aumentar a proteção mesmo contra novas variantes da Covid-19.

Se o cronograma for mantido, a SpiN-TEC pode chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS) até 2027. Além desse projeto, os pesquisadores também trabalham no desenvolvimento de vacinas contra malária, leishmaniose e doença de Chagas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários