Oito casas foram interditadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, na quarta-feira (25), em virtude das chuvas registradas na capital.
Na Comunidade Santa Clara, no Castelo Branco, foram interditadas sete casas que apresentavam risco de desabamento, após deslizamento da barreira às margens da BR-230, sentido João Pessoa/ Cabedelo. Os moradores foram para a casa de familiares e as demais providências necessárias já foram encaminhadas para as secretarias e órgãos da área social da prefeitura.
A outra moradia interditada fica em Mangabeira II. No imóvel, uma parede no pavimento térreo caiu e dois cômodos, localizados no andar superior, apresentam rachaduras. A família foi abrigada em casa de parentes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, há risco de novos deslizamentos na barreira do Castelo Branco e os imóveis interditados têm rachaduras por dentro e por fora.
“Essa área da BR-230 é um local de risco R4, que é muito alto, e já vínhamos monitorando a barreira, mas essas pessoas já residem lá há mais de 50 anos, o que dificulta uma solução imediata do problema. Recomendamos aos moradores que deixassem os imóveis e, como eles têm parentes que podem abrigá-los, vão seguir a orientação. Faremos os encaminhamentos necessários para salvaguardar a integridade física dessas pessoas”, complementou Kelson Chaves.
A Defesa Civil segue com equipes em prontidão após aviso de acumulado de chuvas, com grau de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, podem ocorrer chuvas superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Também são esperados ventos com intensidade entre 40 a 60 km/h. Existe risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Em casos de emergência, a população de João Pessoa pode acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 e 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.